sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Como eu faço pra ter a minha mãe alegre e feliz de volta?

Nesses, já quase, 22 meses sem o papai, aqui pertinho de nós, muitos são os dias em que temos nossos picos emocionais. Os nervos à flor da pele é quase uma constância. A dor da ausência e da saudade dilacera nossos dias á ponto de muitas vezes fazermos com que misturemos os nossos corações. As várias fases que já vivemos, desse luto que você ainda pouco entende, também se mistura às várias fases do seu crescimento e da sua educação que faço questão de acompanhar. Não tenho a pretensão de ocupar dois lugares, não posso, mas procuro deixar menor, no seu coração, essa laguna que sempre irá existir. Mas é claro que acabo me atrapalhando nessa mistura de sentimentos. Por um lado uma alegria imensa em ter ver crescendo tão linda e cheia de vida, esperta e com uma inteligência nata, por outro a minha dor, de não ter ao nosso lado o papai, o meu amor, àquele com quem planejei te educar, te criar... não é fácil pra mamãe fazer sozinha àquilo que sonhei fazer com o papai. Te levo na escola e te busco sempre pensando como seria com ele, o que ele faria diante dos seus surtos de não querer fica na escola? Como faria na hora da tarefa de casa, lidando com a sua preguiça de quase todos os dias? As suas descobertas, a sua aprendizagem, as lógicas que você vem criando... Ah se tivesse algo que eu pudesse fazer!!!
Assim vejo você também nas suas atitudes em manter o papai tão perto de nós, fazendo-o participar da nossa vida...
No dia 14/09/2016, já era tarde da noite, eu estava sentada à mesa fazendo um laço de cabelo para você, quando me dei conta que você vinha pelo corredor dos quartos, cabeça baixa, abraçada ao seu álbum que a mamãe montou com fotos suas com o papai.
Te peguei no colo, já com meu coração ardendo. O que foi filha? O que aconteceu? Você me olhou e me perguntou:" Como eu faço pra ter a minha mãe alegre e feliz de volta?"
Eu não acreditei no que ouvi, não podia acreditar que a minha filha de 4 anos e meio estava me fazendo aquela pergunta. Como assim filha? "Mamãe olha só você não está alegre, não está feliz. Eu quero a minha mãe de volta.
Como se não bastasse doer meu coração, dói também a minha consciência. No fundo é como se eu não pudesse fazer com que a minha filha se preocupasse comigo. As suas preocupações devem ser outras e eu sempre zelei por isso. Criança, ser criança deve ser a sua última preocupação.
Bom, rapidamente me lembrei de todas as minhas últimas atitudes e reações. Minha falta de paciência, meus medos, minha dificuldade em lidar com os casamentos dos meus irmãos e também me culpar por isso. A minha solidão, meu vazio, minha ausência de planos e de sonhos.
Fiquei pensando o que você quis dizer com aquela frase? Era das minhas atitudes que você estava falando ou estava apenas lendo a minha alma?
Depois de te abraçar apertado em meu colo perguntei à você o que queria me mostrar naquela álbum.
"Nada não", você me respondeu. "Eu estava só pedindo ao papai para trazer a minha mãe alegre e feliz de volta".
A parte boa desse momento é saber que você aprendeu duas coisas preciosas: uma, é que o papai é mesmo nosso intercessor e a outra é que você viveu o nosso amor à ponto de saber que ele me fazia alegre e feliz.
A mamãe sabe que seu coraçãozinho também dói pela falta do papai, o bom é quando a gente fala dele e lembra de tantos momentos bons. Não é justo comigo viver a  minha tristeza todos os dias, mas é ainda menos justo com você, minha doce e encantadora menina.
Graças à Deus estamos bem empenhadas em fazermos uma à outra alegre e feliz... nós vamos conseguir, Deus está nos ajudando... e o papai? ah com certeza!!!
Amo você minha linda à cada dia mais, muito mais do que pensei um dia!


2 comentários:

  1. Kellen hj que vi e li o seu blog... lindo!!! De uma forma amorosa vc vai escrevendo pra sua filha e acredito que pra vc tb.... apesar de ser uma história triste, saiba que me fez bem ler, vc faz a gente refletir e dar valor a pquenas coisas esquecidas...

    Bjos e fica com Deus.
    Fabricia Nazar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrícia é isso mesmo, eu escrevo pra ela e pra mim tb. É a forma que encontrei para não me sufocar com os sentimentos. Obrigada pelo carinho. Beijo.

      Excluir