terça-feira, 12 de junho de 2018

Nosso aniversário de casamento

Hoje é um dia muito especial! Dia em que o Senhor uniu a minha vida à do papai, dia em que fomos marcamos pelo sacramento do matrimônio. Há 9 anos nos casamos... Dia dos namorados, numa sexta feira às 20 horas na igreja de São Judas Tadeu, uma chuva mansa que com certeza trouxe todas as bençãos de Deus para a construção da nossa família!Como desejamos e sonhamos aquele dia... Tínhamos 26 anos e um amor enorme no coração! Com certeza aquela celebração cheia de pessoas queridas e cheia do amor de Deus fortaleceu os nossos 5 anos, 5 meses e 13 dias de casados, e com certeza daquele dia ainda provém forças para esses meus dias. 
Nunca fomos apenas marido e mulher, éramos muito mais que isso... havia ali uma profunda amizade, cumplicidade e companheirismo, aquela relação que às vezes você precisa ser um pouco mãe ou um pouco pai.
Um casamento de verdade transpõe as palavras, quando o matrimônio marca as nossas almas, podem sentir verdadeiramente o que é ser um só corpo e uma só alma!
Às vezes fico pensando em como seria nossa vida hoje... Onde estaríamos morando, como seria a nossa casa, não sei se já teríamos mais um ou dois filhos... se já teríamos os gêmeos que você queria. Onde você estaria trabalhando, com o que eu estaria trabalhando, quantas viagens já teríamos feito, onde teríamos ido... Fico imaginando você fazendo tarefa com a Maria Luiza, com certeza ela iria gostar muito mais de fazê-las com você... Vocês indo ao cinema enquanto eu trabalho, a bagunça gostosa que fariam juntos aqui. Fico pensando quantos cabelos brancos você já teria? Papai dizia que era loiro quando eu identificava algum deles... estaria esbelto ou gordinho? Uma coisa eu sei, papai estaria lindo como sempre foi, aquela alma singular e aquele coração puro... Sabe filha, a gente também tem saudade daquilo que não viveu!
Há muita saudade de toda aquela vida... de acordar juntos, dormir abraçados, passear de mão dada, saudade de comprar as coisas para o papai, de comer a comida dele, de chegar em casa e ser assustada por ele estar atrás da porta! Saudades das flores que chegavam em dias inesperados, das lindas lingeries que ele me presenteava... Saudades de cozinhar pra ele, de recolher roupas e sapatos que ele deixava na sala, saudade de ficar brava porque ele me irritava de vez em quando, saudade de quando ele me chamava de tranqueira (olha que eu odiava isso), saudade daquele perfume que perfumava a casa e o abraço que ficava em mim... Saudades daquela rotina, daquela vida de mulher casada, saudade de dar satisfação, saudade de receber uma ligação quando uso o cartão de crédito (Está cobrando o que aí mulher?)... Saudades de ouvir: "Obrigada por tudo que você faz por nós!" Saudades da sua voz, do seu cheiro, do seu abraço, do seu beijo, do seu amor... 
Hoje pela manhã apenas agradeci à Deus por ter permitido que eu me casasse com seu pai e por termos vivido tudo o que vivemos e por ter nos dado você, Maria Luiza, como um lindo fruto do nosso amor!


segunda-feira, 11 de junho de 2018

Sempre presente

À quanto tempo não escrevo... desde o dia dos pais... nossa! Muita coisa aconteceu de lá pra cá, muitas coisas vivemos com a graça de Deus... ainda quero relatá-las aqui, mas hoje vou escrever sobre o papai estar sempre presente...
A mamãe vive os conflitos internos dela e muitas vezes acaba externando bastante, e nos últimos meses há aqui dentro há muito estress.
Nas duas últimas semanas o passarinho amarelo veio me acordar umas três vezes. Me acordar mesmo, a ponto de só parar de assoviar quando eu abri a janela e o encontrei lá na árvore da janela... É sempre uma sensação muito boa... como se realmente estivesse por perto.
Também sonhei com eles umas três vezes nesses dias, na última ele me questionava se eu não estava demorando demais para ter mais filhos... Bem que eu quero... oh como queremos né filha, e isso o papai sabe também. Confesso que não entendi muito bem, mas talvez há algo por trás dessa fala. O tempo está passando com uma velocidade rápida demais, mas graças a Deus o papai mostra sempre que está com a gente. A ausência dele realmente nos judia, e existe um vazio por isso. Agora você está uma criança grande, como você diz, e consegue externar mais a falta que sente dele, falar da saudade e em como queria ele aqui com a gente. Em uma noite, você falou do seu desapontamento... "Mamãe, Deus não viu em como fiquei desapontada?" Imagino o turbilhão que muitas vezes fica a sua cabecinha, a saudade do papai, a vontade de ter irmãos... Quantas conversas temos sobre isso... Esses dias você disse também: "mamãe será que o papai não vai ficar decepcionado comigo se eu quiser ter outro pai?  Como será mamãe se eu tiver outro pai? Vou ter dois pais?" Ah quantas perguntas e quanta vida nesse coração! Eu também tenho muitas perguntas, eu também ainda choro muito e ainda sinto muita saudade... Mas eu te respondi que se você tiver outro pai, o papai Renato não ficará decepcionado, que ele junto de Deus proverá alguém para nos acompanhar e continuar a  nossa família. Te disse também que o papai Renato sempre será seu pai, mesmo que um dia você tenha um papai de coração...
E quando a gente pensa que não tem ninguém ouvindo nossas orações e vendo nossas dificuldades, eis que Deus nos envia uma mensagem. Na quarta-feira, dia 06/07/2018 recebi uma mensagem da Laura que foi nossa vizinha, você sempre gostou no Sany o cachorrinho dela. Eles se mudaram para Portugal à alguns meses. Na mensagem ela dizia que havia sonhado com o papai. Ela o encontrou e perguntou se ele estava bem pois fazia muito tempo que não o vi. Ele disse que sim. No sonho Laura disse a ele que precisava ver o quanto você está grande e muito bem educada. Ele então respondeu, "estou trabalhando junto com a Kellen para que isso aconteça". Laura disse a ele que estava com um sotaque português, e perguntou se estava no céu de Portugal. Ele respondeu: "Laura, o céu está em todo lugar!"
Fiquei muito feliz! Sempre vejo esses sonhos como sinais de Deus... recadinhos de que o papai não está longe de nós! Ele olha por nós, intercede e nos cuida com amor.
O papai nos faz muita falta filha, a saudade nos machuca, os sonhos ainda estão pelo caminho... Mas de mãos dadas e com a ajuda de Deus, seu amor e a intercessão do papai, estamos caminhando, buscando a alegria e a reconstrução dos nossos sonhos... Amo você minha doce filha...

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Dia dos Pais

Essa é uma linda foto, registrada à exatos 3 anos... Ela retrata muito bem o que tem acontecido. Um pai que com certeza não deixou de acompanhar àquela que é fruto do nosso amor. São mais de 1.000 dias sem você, e em nenhum deles ela deixou de pronunciar a palavra "papai". Às vezes com lembranças, às vezes com perguntas, outras em oração... Mas nada faz ela sorrir tão lindo quando eu digo "ah Renatinha, agora você fez igual ao seu pai". O tempo foi curto, foi pouco aos nossos olhos, mas o suficiente para te deixar marcado no coração e nas lembranças da nossa filha. Ela gosta de bolacha picada na xícara de café igual você, não gosta de passar creme no corpo, ela acha uma meleca igual você. A briga para passar protetor solar é a mesma que eu tinha com você, adora uma piscina, do mesmo jeito que você fazia. Sua cor preferida é a rosa, mas ela intercala com o seu azul. Não gosta de estudar igual você, é uma briga a tarefa de casa, mas aprende tudo na primeira vez. Seria a sua companhia para cinema, ela adora um filme igual você. E mais, dorme tarde e acorda tarde, quem será que era assim... Ela faz cartões de dia dos pais na escola e mostra para todos com alegria, faz apresentação e diz que você está vendo e"la cantar, e eu acredito que sim. Você deve saber, que ela conversa com você, é claro, pois você escuta ela. Ela sabe que o poço de paciência sempre foi você, até por isso ela disse esses dias "papai ajuda a mamãe a ter paciência, e eu também!" rsrs... a gente se dá bem, você sabe disso... pois você é ainda nosso termômetro, nosso equilíbrio, nosso amor, àquele que nos faz olhar uma para a outra e enxergar você! Feliz dia dos Pais Renato Costa Sobrinho!!!!

Assim como nos outros anos nós levamos flores, dentre elas você escolheu um girassol. Nesse ano pela primeira vez não fomos sozinhas, o vovô Ivo pediu para ir junto. Você como sempre faz uma algazarra... quer plantar, arrancar as secas, jogar água. Também deixamos lá um dos cartões que você fez na escola. Minha filha, nós vivemos de verdade esses momentos, nada do fazemos ali é em vão, essas demonstrações de amor chegam lá onde o papai está e sempre chegará.




sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Nossa primeira viagem sozinhas

Acostumar com as coisas boas da vida é fácil... e você minha filha tão pequenina já sabe o que é bom... Adora viajar... Tenho certeza que na sua memória ficaram registradas as nossas viagens com o papai, a gente gostava bastante e não perdíamos a oportunidade.
Não deixamos de passear nesses 2 anos e 8 meses, fizemos sim algumas viagens, sempre acompanhadas de pessoas amadas. Porém deixamos de fazer algumas coisas ou passeios por falta de companhia.
Confesso que isso sempre foi algo que me incomodou, a dependência dos outros para termos momentos felizes e fazermos como era antes. Mas não me sentia segura ainda para viajarmos apenas eu e você.
Mas só vencemos nossos medos e dificuldades enfrentando-os frente à frente... Nessas suas férias de julho/2017 nos divertimos bastante, ficamos muito em casa como você pediu, vimos muitos filmes... quase uma overdose e mãe e filha... rsrs  Mas você também queria viajar. Olhei várias passagens aéreas, porém em cima da hora tudo muito caro. Então decidi um lugar mais perto, que ainda não conhecíamos, Ubatã, um thermas em Conceição das Alagoas, iríamos então de carro, uns 160km da nossa casa.
Bom, a estrada é algo que agora causa temor na mamãe, mas me animei porque a maior parte seria duplicada e isso que acalmava.
Não foram muitos dias, fomos em um domingo cedo e voltamos na terça à tarde, mas foi ótimo, muito melhor e mais tranquilo do que pensei... Você com seus 5 aninhos parecia uma moça, não deu um pingo de trabalho na estrada me enchendo de orgulho.
Um lindo lugar, uma proximidade gostosa com a natureza, piscinas quentinhas, comida gostosa e uma menininha que não sabia o que fazer com tanta energia.
Quando chegamos estava cheio mas à tarde muitos já foram embora. Você parecia uma peixinha, não parava de nadar um minuto, se tem uma coisa que você é seu pai escrito, é essa relação com a piscina. O jeito de se comportar diante da água... kkkkkk... igualzinho... e a trabalheira para passar protetor solar... Aff... a diferença é que o papai branco demais ficava igual camarão, agora você pituquinha pega uma cor... fica uma moreninha linda!
A minha responsabilidade com relação à você ficou ainda maior nesses dias, mas meu coração ficava leve em ver a sua alegria por estar ali.
Ainda no domingo à tarde, estávamos só eu e você na piscina, e você me perguntou assim: "mamãe, você está sofrendo?" Como assim sofrendo? Eu te perguntei... "Assim mamãe quando a gente sente saudade de alguém" Ah entendi... você está sofrendo filha? "Se o papai tivesse aqui mamãe seria bem melhor!"  Ah princesa com certeza seria bem melhor... Nossos corações suportam essas conversas, graças a Deus, não ficamos tristes...ficamos saudosas!
É óbvio que não é fácil ver famílias completas (pai, mãe e filhos) passeando e se divertindo juntas... Mas nós também conseguimos nos divertir e conseguimos colocar para fora nossos sentimentos e uma conseguiu suportar os momentos da outra.
Na segunda pela manhã estávamos brincando na piscina, você era uma sereia, rimos até... cantamos Trevo de 4 folhas... ah você sempre gostou de cantar... e você me disse que a gente nunca estaria sozinha... pois o papai sempre estaria com a gente. Ah não demorou muito para ouvir o assovio do passarinho amarelo, logo o encontramos em um coqueiro próximo à piscina que estávamos. Ali ele cantou, até que veio bem pertinho da piscina para brincar com a gente... Não era como a gente queria, mas agradeci muito à Deus porque o papai realmente está sempre perto da gente.
Rapidinho você fez amizade, a Sophia, de Americana/SP, a Melissa e o João Miguel de Franca/SP. Aí o passeio ficou mais divertido né... nada como crianças.
É claro que é impossível não falar da nossa história, discretamente as pessoas curiosas para saber como estávamos sozinhas, só você e eu. Mas é bom conhecer pessoas novas e ver que todos tem as suas dificuldades, as suas ausências, as suas dores.
Agora na terça, enquanto tomávamos café da manhã, você me deixou sem palavras. Você ficou reparando um moço que brincava com seus filhos no dia anterior. E então você falou assim, "mamãe aquele homem serve para ser meu novo pai"  por que filha? "porque ele é carinhoso e brincalhão"  essas são as suas exigências... rsrs  Filha mas ele tem uma esposa, aquela mulher sentada na mesa e a mãe dos filhos dele. "Ah mamãe é impossível quando a gente quer uma coisa né?"  Como assim impossível filha? " É que eu queria um pai de verdade agora" Aì meu Deus... abracei você e te falei que infelizmente as coisas não acontecem na hora e do jeito que  agente quer. Então você disse que ia rezar muito para Deus trazer um novo pai para nós.
Muita gratidão à Deus por aqueles dias, além de muito bom foi importante para nós duas. Claro que você não queria vir embora né... queria ficar ali só o restinho do mês... e ainda era dia 01/08... kkkk
Mas vamos voltar ali, e mais, vamos fazer ainda muitos passeios eu e você minha flor, minha princesinha, meu mais belo sorriso, meu trevo de quatro folhas... Amo você ainda mais!










sábado, 6 de maio de 2017

As alianças da mamãe

Meu sonho era usar uma aliança, uma aliança grossa para todo mundo ver... rsrs
Quando ainda éramos namorados o papai me deu um par de alianças em um natal... a idéia éramos ficar noivos... não deu certo, o vovô Neuber não deixou 😭
Quando resolvemos nos casar mandamos então fazer novas alianças... lindas, grossas, e a minha tem 3 brilhantes... rsrs
Ficamos noivos no dia 15/03/2009 em uma missa na paróquia São Judas, depois fizemos um churrasco na casa do vô Faustino...
Ah quanta alegria eu tinha em ter aquela aliança na mão... Três meses depois a trocamos de mão para nos casarmos. A mamãe perdeu os brilhantes algumas vezes e o papai perdeu a aliança uma vez, foi lá em Balneário Camboriú, ah foi só ele entrar no mar e já voltou sem ela...
Sempre que pudíamos renovávamos nossos votos de amor, tínhamos mania de tirar a aliança para lavar a louça e todas as vezes que um encontrava a aliança do outro colocávamos na mão do outro e dizíamos: "recebe essa em sinal do eu amor e da minha fidelidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!"
No dia do acidente do papai, o vovô Ivo trouxe a aliança dele e me entregou, estava arranhada com marcas fortes e ela se encaixou perfeitamente no meu dedo ao lado da minha aliança.
Ali ela ficou por 2 anos, 3 meses e 20 dias... De vez em quando você perguntava porque eu usava as duas, até que um dia você me disse que eu não tinha que usar elas mais porque o papai não estava mais aqui...  como sempre você sendo uma porta voz, pois não tem conhecimento para falar tais palavras... Além disso você mais uma vez me encantuou, pedindo irmãos e enquanto ainda é pequena... ah minha menina, te confesso que isso mexeu ainda mais comigo e então senti que estava na hora de tirá-las.
Fiz um anel para usar no lugar da minha aliança, nela tem cinco pedras (4 brilhantes e 1 safira) que simbolizam nossos 5 anos de casamento, a safira é você minha doce menina, e o azul é a cor preferida do papai. Uma forma que achei de deixar marcado em ouro nossa linda história de amor.
Então decidi que no dia 15/03/2017 iria tirá-las, dia que completaria 8 anos que havíamos ficado noivos.
Comprei 5 belas rosas vermelhas e fui ao jardim do papai. Lá eu o agradeci por tudo o que vivemos, ah minha filha como fomos felizes... chorei um pouco, rezei... o tempo estava fechado e quando tirei as alianças o sol se abriu, fiquei muito emocionada e além disso veio bem pertinho o passarinho amarelo, como se estivesse a me dizer que estava de acordo, ah como isso me fez sentir leve... uma sensação de que fiz na hora certa e por isso não estava doendo.
A mamãe te contou, te mostrou tudo e te disse que as alianças são suas para um dia quem sabe você poder usá-las e ser tão feliz como nós fomos!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Aniversário do Papai

Sempre gostei de comemorar os aniversários, desde os dos meus pais, irmãos, o meu... o aniversário do papai Renato nunca passou em branco, mesmo quando ainda só éramos namorados. Depois que nos casamos a mamãe comemorou todos os anos, sempre reunindo a famílias e alguns amigos.
Me recordo de um em que inventei fazer uma surpresa lá no quiosque, mas ele era muito esperto e acabou descobrindo alguns minutos antes. O aniversário dele que você estava na minha barriga, fomos para um hotel fazenda em Uberaba, a mamãe reservou e levou ele de surpresa, passamos lá só nós três, ah como foi gostoso aquele final de semana.
Nesse ano o papai Renato completaria 34 anos, tão novo né, tão cheio de vida, tão cheio de planos, sorriso fácil, um pai tão amoroso e tão presente, um marido tão querido e tão especial... e por tudo isso nós não deixamos passar em branco.
Pela manhã fomos levar as nossas flores... saindo de casa você me perguntou como era mesmo o nome daquele lugar que nós íamos, você nunca tinha perguntando, sempre se referiu como o jardim do papai. Mas eu te respondi: "cemitério". Você me olhou assustada e me disse que cemitério era lugar onde as pessoas morrem. Te expliquei então que era lugar onde colocávamos o corpo de quem já havia ido para o céu, mas que eu preferia chamar de "jardim do papai".
Chegando lá você olhava longe pela janela do carro... e disse que estava triste porque era aniversário do papai e você não queria que ele tivesse ido para o céu. Descemos com as nossas flores, e você já queria mexer na terra: "pode deixar mamãe eu sou muito boa em cavar", ah quanta pureza... Plantamos as flores, regamos e então você falou assim: "vamos cantar parabéns para o papai?" e cantamos... "Parabéns pra vc... Viva o papai!", rezamos, acho que mais com ele do que pra ele. E você se lembrou de uma oração: "mamãe aquela oração é, "e levai as almas todas para o céu", então é isso, as almas vão para o céu, mas aqui também tem almas."
Ah minha doce menina, tão pequena e tão sábia... Quando saíamos de lá você chorou no carro, disse que estava com muita saudades, apertou firme a minha mão e eu te disse que eu também estava com muitas saudades, que também é difícil pra mim.
À noite fomos à missa lá na Paróquia São Mateus onde o vovô Ivo é diácono, e depois fomos juntas, só nós duas comer comida japonesa, uma das prediletas do papai.
Fiquei encantada em ver você comer dessa vez, nossa como você estava à vontade com os palitinhos... "mamãe experimenta essa pra vc ver que delícia..."
Isso é que existe de verdade... o papai vive... vive em nós, vive no amor que sentimos por ele, vive em Deus e está conosco à todo momento, tenho certeza!!!


domingo, 1 de janeiro de 2017

Gratidão

Mais um ano encerramos para guardar nas nossas lembranças minha filha. Um ano emocionalmente difícil para nós, esse ano que você foi entendendo que o papai realmente não ia chegar. Nesse ano que você aprendeu a palavra morte, nesse ano você se encontrou com tantos "por ques".
Mas foi um ano em que a mamãe encerra muito grata à Deus. Grata porque Ele nos sustentou, nos ajudou à amar ainda mais uma à outra, nos uniu ainda mais, e nos fez descobrir grandes alegrias na nossa convivência.
Um ano que você cresceu muito, e eu fico te admirando dormindo, brincando, conversando... não tem mais bebê no seu rostinho.
Um ano de muito aprendizado, muito conhecimento, e você querendo entender tudo... "me explica mamãe". Na escola se saiu super bem, sua avaliação é excelente, seus amiguinhos te adoram, a professora (Tia Flávia) tem um carinho lindo por você, e na nossa família é a criaturinha mais amada.
Tivemos umas briguinhas né, alguns castigos, uns tapinhas... quase enlouqueci para você comer, mas pra mim filha foi um ano muito difícil, muitos atritos emocionais, algumas dificuldades de relacionamentos, me sinto perdida inúmeras vezes. Muitos foram os nossos pedidos de desculpas uma para a outra, muitas noites dormidas abraçadas ou segurando a mão uma da outra, muitas lágrimas nós secamos né minha pequena.
Um ano que continuamos à reinventar a vida, mas que em todos os dias tivemos o papai... nas lembranças, nos sonhos, nas fotos, nas nossas conversas e risadas, acredito que não vivemos nenhum dia sem ele...
A verdade filhota é que ainda temos muito o que aprender, pois essa ausência tão doída não vai sarar, nós vamos, com a graça de Deus. aprendendo à viver com ela todos os dias.
Vencemos mais um ano, Deus nos ajudou, disso não tenho dúvida, mesmo ainda responsabilizando Deus pelo que passamos, mesmo ainda culpando Ele pelo papai não estar mais aqui.
Vivemos intensamente alguns momentos não é mesmo?
Começamos 2016 em Foz do Iguaçu, uma viagem difícil para mim, mas prazerosa por te levar em lugares com tantas lembranças boas.
Tivemos umas férias de janeiro bem aproveitadas... amiguinhos, cinema, hotel fazenda, dentista pela primeira vez.
Você então fez 4 anos,,, aniversário da Frozen, na nossa casa, do jeitinho que você queria...
Você foi no parque siquerolli com a escola, duas vezes... e em todas a mamãe estava lá... rsrs.
A mamãe foi passear sem você pela primeira e única vez desse ano, rsrsr, fui no show do Lulu Santos, você lembra? Tio Neuber e a Tia Nanny vieram ficar contigo e você ficou acordada esperando a mamãe chegar...
Ah e essa minha princesa foi dama 3 vezes.... nossa como você gostou... Tio Neuber em julho, Tatá em setembro e Vinícius em dezembro.
Muitas notícias de bebezinhos deixaram você feliz, agora você vai multiplicar o seu amorzinho pela Yara com a Isabela da Laysa, com o nenê da Paula, com a Luiza da Tia Nádia, e também com o nenê do Leir... muitos nenês irão nascer no próximo ano...
Você também fez seu primeiro exame de vista e para surpresa da médica você leu as letras e recusou as figuras... orgulho da mamãe.
Fomos ao teatro algumas vezes, fez várias apresentações na natação...
Recebemos alguns amigos, fomos em Patrocínio poucas vezes... ir lá ainda é complicado, mas vamos superando... Ah e claro fomos em Uberaba, conhecer o museu dos dinossauros em Peirópolis... foi um ótimo passeio.
Filha, a mamãe faz com todo amor princesa, tudo o que eu puder, vou fazer para te trazer alegrias e para te ajudar na vida...
Pra mim foi um ano em que me perdi um pouco, resolvi deixar uma empresa de mais de 7 anos (Guardian) para termos mais qualidade de vida, e depois também deixei um outro trabalho porque a mamãe não gosta muito de mentiras, invenções e pessoas mesquinhas sabe... mas preciso de reencontrar, a mamãe sempre gostou de trabalhar. Mas meu amor, você é a minha prioridade...
Desde 2014 não passamos mais as festas de final de ano em Patrocínio, sempre, uma das duas estávamos lá, mas não me sinto mais à vontade.
Pra mim hoje, o mais importante é viver de verdade esses momentos com você, o Natal verdadeiro, e como é bonito ver como você entende, como você vive comigo esses momentos com oração e em paz... por mais difícil que seja filha, só vamos conseguir com a oração e buscando a paz!!!!
Por tudo isso somos gratas à Deus!!! Deus abençoe nosso próximo ano, nos dê sabedoria e paz, pois amor nos nossos corações não nos irá faltar!!!